clicRBS

Diário Catarinense

Carregando...

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Inquisição Católica - Os métodos de tortura

Máquinas Mortais - A Inquisição

A Dor como instrumento de purificação religiosa na Idade Média e no Renascimento
Durante toda a Idade Média a civilização atravessou uma longa fase de adormecimento cultural, onde o conhecimento humano ligou-se essencialmente ao sentimento religioso, quando não, mágico e mítico. Embora a era medieval seja um período histórico muito definido ( desde o fim do Império Romano até a queda de Constantinopla em 1453), o espírito medieval atravessou as épocas posteriores.

Nesta época a tortura e o sofrimento infringido ao corpo humano eram considerados instrumentos de purificação da alma. Algumas técnicas de torturas medievais, tais como empalamento, esfolamento, perfuração, despedaçamento, ingestão de água fervente, e evisceramento, dentre outras, tinham como objetivo prolongar indefinidamente a dor e agonia, marcando indelevelmente a alma do supliciado. 

A purificação da alma exigia o sofrimento físico e também o da alma. Assim procedia a Igreja, na época poder mais temporal do que espiritual. E para mantê-lo,criou a Santa Inquisição, cujas atrocidades cometidas em nome da consagração da alma, até hoje são repudiadas como o mais negro período da história da religião.O próprio destino, ou melhor a realidade histórica, contribuiu para que o período medieval fosse irremediavelmente doloroso para o homem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário